domingo, 1 de março de 2009

MEIO AMBIENTE

SOMOS seres dotados de extrema inteligência, e o que temos contribuído para a preservação de nosso planeta?
Diariamente tento fugir dos descartáveis, mas é quase que impossível, vamos aos mercados e centenas de sacolas são distribuídas, as embalagens de presentes são das mais variadas e chiques, tudo o que consumimos possuem embalagens. Sem dúvida muitas são indispensáveis, porém, muitas são desnecessárias. Automaticamente contribuímos para o lixo do mundo. Às vezes penso que isso ocorre diante da imensidão do planeta Terra, pois na maioria das vezes o lixo é jogado em lugares afastados de nós, assim predomina “ os que os olhos não vê o coração não sente”. Isso de fato, longe de nós os lixões vão crescendo cada vez mais. Mas, nem tão longe o lixo tem se alojado, muitos rios nos centros urbanos estão poluídos, o que era para ser algo belo para agradar o ambiente, torna-se algo feio. Com isso os rios em centros urbanos tornam-se vilões quando na verdade são vítimas, afogadas pelas mãos humanas. O que fazer? Gastar, consumir e poluir ainda mais! Irônico, porém, real.
No ano de 2008 a UNB ( Universidade de Brasília) distribuiu mais de duas mil canecas a favor do meio ambiente para evitar o copo descartável.
Na gaveta da minha mesa no serviço, tenho copos descartáveis, que sempre ao término do uso lavo-os, uma vez que é possível reutiliza-lo no decorrer do dia. Tenho também um copinho na minha bolsa. Pode parecer uma atitude pequena, porém se todos contribuíssem haveria uma quantidade menor de lixo, nos aterros e águas.
Atualmente as crianças são educadas para o consumo e não para a preservação. Por mais que temos abundâncias naturais, um dia ela acabará. Preservar hoje é adotar uma medida de humildade pensando em nossos, filhos, netos, bisnetos e todas os seres que ainda irão passar pelo nosso planeta.

Um comentário:

Unknown disse...

É evidente que a questão ambiental está ganhando mais espaço em nosso cotidiano. Realmente temos que nos preocupar com a evolução da poluição, da degradação ambiental entre outroa, porém de nada adiantaria nossa preocupação se não adotamos uma mudança de atitude. Infelizmente essa mudança tarda a ocorrer, pois os seres humanos, dotados da capacidade de pensamento, facilmente se esquece que é parte integrante da natureza e dela necessita para sobreviver, esse esquecimento no entanto ocorre em nome do progresso e do desenvolvimento de nossa sociedade. Enquanto nosso cotidiano estiver pautado nos valores mercadológicos muito dificil será a nossa conversão.