sexta-feira, 3 de abril de 2009

Resumo do vídeo Lev Vygotsky
Texto e apresentação: Marta Kohl de Oliveira


Nascido em 17 de novembro de 1896 e falecido em 11 de junho de 1934, Lev Semionovish Vygotsky, formado em direito, era também professor e pesquisador. Contemporâneo de Piaget, este bielo-russo com mais de duzentos trabalhos científicos, elaborou sua teoria sócio-interatista e construtista com temas que vão desde a neuropsicologia até a crítica literária, valorizando a orientação pedagógica através da interação do sujeito com o meio.

As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano, têm nele sua base biológica. Estas concepções idealizam funções como linguagem e memória, que são construídas ao longo da história social do homem e sua relação com o mundo.

Autor interacionista, Vygotsky, definiu o funcionamento psicológico em Planos genéticos de desenvolvimento, onde nem o ser nasce, em sua totalidade, com suas funções psicológicas, nem estas vêm prontas ao ente como um “pacote”. Surgem assim as quatro entradas que caracterizam o desenvolvimento psicológico: a filogênese, que é a história da espécie animal, a ontogênese, bastante ligada à primeira (pois ambas têm natureza biológica), mas que se refere a história do indivíduo, a sociogênese, que é a história cultural onde esse indivíduo está inserido, e por fim, a microgênese, que trata dos aspectos microscópicos (não micro como pequeno, mas como foco bem definido), onde cada fato constitui sua própria história.

Uma idéia central nas concepções de Vygotsky é a idéia de mediação: enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado. O conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, mas pela mediação feita por outro sujeito. Para este pesquisador a linguagem simbólica tem um papel similar aos instrumentos. Tanto os instrumentos de trabalho como os signos são construções da mente humana que estabelecem relação entre o homem e a realidade.

O autor enfatiza a língua como principal meio de representação simbólica que o ser humano dispõe, tendo esta duas funções básicas: a comunicação e o pensamento generalizante.

Segundo o pesquisador existem dois níveis de desenvolvimento: um real, que diz o que a criança é capaz de fazer, e um potencial, que é a capacidade de aprender com outra pessoa. Decorre então o desenvolvimento proximal que é a distancia entre os dois níveis de desenvolvimento.

Vygotsky teve contato com a obra de Piaget, obra esta criticada e elogiada simultaneamente. Ambos atribuem grande importância ao organismo ativo, mas Vygotsky destaca o papel do contexto histórico-cultural nos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Daí o rótulo de Vygotsky como sócio-interacionista e não apenas interacionista como Piaget. Mas ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual.

site:http://recantodasletras.uol.com.br/autores.php